30 setembro 2006

Quem sou, onde vivo e trabalho

Meu nome é Jane Elisabete Lamera,sou casada, tenho cinco filhos,vivo e trabalho em Porto Alegre.Dou aula em uma escola estadual atuando como titular da segunda série turma vinte com trinta alunos
Me tornei professora já na fase adulta.Lá no final dos anos setenta, ao terminar o primeiro grau(na época em que se falava assim),fiz alguns testes vocacionais antes de ingressar no segundo grau .Para minha surpresa,todos os resultados apontaram para o magistério;eu,porém não concordei e achei horrível:" Imagine só ...ser professora,nunca!" pensava eu.
Fui estudar no colégio Júlio de Castilhos(Julinho)e fiz o curso de análises clínicas. Me formei, casei e tive minha primeira filha.


Vários anos se passaram e,um dia, ao conversar com uma conhecida que era professora, fiquei sabendo sobre seu tabalho e isso me deixou bastante entusiasmada.Fiquei totalmente envolvida pelo assunto e então tomei uma decisão(saí pela porta da decisão como nos relata o texto "Ilha Desconhecida"):me tornar professora.Então fiquei sobre um curso de Magistério Intensivo no colégio São Judas Tadeu e me inscrevi.Após alguns testes estava matriculada no curso.
Comecei em março de 1991,fiz todas as didáticas,fundamentos e estrutura e funcionamento do ensino.Amei o curso,nunca havia tirado tantas notas máximas na minha vida!!!!!!No ano seguinte estava grávida de minha segunda filha,adiei o estágio para o segundo semestre.No dia em que começariam as aulas minha o bebê nasceu!Após vinte e cindo dias de licença comecei meu estágio muito bem, graças a DEUS.
Foi um ótimo estágio,pois com muito esforço,pude passar com desempenho m
uito bom.Depois disso cuidei de minha família e tive meus outros "três filhotes" Foi então que no ano 2000 fiz um concurso; passei,e no dia 22/05/01 fui chamada e em 28/05/01,estava finalmente entrando em sala de aula.

Hoje vivencio um ser professora com muita tranquilidade , pois tenho certeza que fiz a escolha certa e me sinto feliz por isso(graças a DEUS).Enfrento dificuldades, como outros colegas, mas quando entro na sala de aula, e vejo aqueles olhinhos brilhando e me observando,esperando algo, fico muito motivada porque momentos como estes são especiais e creio que só professores podem entender.

Sou uma professora que gosta de fazer coisas diferentes, estou sempre pensando em coisas que possam tornar minhas aulas o mais agradável possível.Em meu dia-a-dia, sinto falta de colegas motivadas e dispostas a fazerem a diferença,observo uma grande acomodação.

Gostaria de dialogar sobre vários assuntos com a direção de minha escola, no entanto, infelizmente, esta não é voltada para questões pedagógicas.Seria ótimo falar sobre aprendizagem(métodos para se tornar mais eficaz),jogos, oficinas,salas de leitura etc

Alguns sonhos já realizei.Fui em busca da "ilha desconhecida" sem ajudantes, mas com muita fé e vontade.No final do ano passado, em 2005, minha turma escreveu um livro D-E-M-A-I-S, lindo......algo que me deixou imensamente alegre e realizada.Foi uma conquista, uma vitória e agradeço a DEUS por todas as coisas.

Sei que tenho muito a aprender, por isso engressei neste curso de Pedagogia da Ufrgs e tenho plena certeza que,daqui a quatro anos, estarei muito mais capacitada para continuar dando aula e sendo feliz.

"Louvai ao SENHOR porque Ele é bom, porque a Sua benignidade é para sempre"

Salmo 136-1

06 setembro 2006

DIFICULDADES QUE ENCONTREI PARA REALIZAR A ATIVIDADE NÚMERO 1

Encontrei algumas dificuldades para realização da primeira atividade,pois não estava acostumada a utilizar o computador com frequência.Inserir link realmente foi algo terrível,pois não conseguia entender o passo a passo de maneira prática tudo me parecia muito abstrato; o mesmo aconteceu com a inserção da foto.O e-mail do colega Paulo ajudou a entender um pouco mais.Ainda tenho algumas dificuldades nestas duas etapas,mas estou praticando em casa, para me familializar com todo este universo da tecnologia que realmente para mim é muito novo e desconhecido.