07 outubro 2006

Escola,Cultura e Sociedade-atividade 3

1-Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Segundo Durkheim, a definição de Stuart Mill reúne muitos fatos que não devem estar juntos, pois causam confusão.O homem sofre vários tipos de influência: pelos processos, pelos resultados, ação dos membros de uma mesma geração, e esta é diferente da que os adultos exercem sobre as crianças e os adolescentes.

2-Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim?Explique o ponto fraco em que incorrem.

As duas definições são as seguintes:
-A educação tem por fim desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição.Como é possível pensar que todos indivíduos são iguais e que estes têm as mesmas aptidões e diferentes funções a preencher.Nem todos devem se dedicar as mesmas coisas, há necessidade que cada indivíduo busque seu gênero de vida;uns são professsores, outros poetas, outros mecânicos etc.
-A educação como função utilitária teria por objeto fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para seus semelhantes.A felicidade é algo abstrato e cada indivíduo a encontra de uma maneira, não necessariamente através da educação.

3-O que é preciso de acordo com Durkheim, para definir a educação?

Para definir a educação,será preciso considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, tomá-los e aprender deles os caracteres comuns.O conjunto desses caracteres constituirá a definição que procuramos.

4-De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto do vista inteletual, quanto físico e moral?

No decorrer da História, construiu-se um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nosssas faculdades, sobre o direito e dever, sobre sociedade e indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc(idéias essas que são a base mesma do espírito nacional);toda e qualquer educação, a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que prepara para as funções industriais, tem por objeto fixar essas idéias na consciência dos educandos.Resulta desses fatos que cada sociedade faz do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do físico e moral e esse ideal é, até certo ponto, o mesmo para todos os cidadãos.

5-Segundo o autor, que função o "ideal" a ser realizado tem que suscitar na criança?

Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros.Certos estados físicos e mentais que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensável a todos que o formam.A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular é que determinam este ideal a ser realizado.

6-A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

Durkheim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

Sociedade e indivíduo não estão em oposição, não podem desenvolver-se em sentido inverso.Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio.Por sua vez, a ação exercida pela sociedade, especialmente através da educação, não tem por objeto ou por efeito, comprimir o indivíduo,a mesquinhá-lo, desnaturá-lo, mas, ao contrário, engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.

Um comentário:

Simone Gimenes disse...

Olá Jane,

Estava lendo o teu exercício sobre Durkheim e compreendeste muito bem o texto. Conseguiste dialogar com o autor com muita facilidade.
Continue assim, está ótimo.

Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)