27 outubro 2006

Interdisciplina Escola,Cultura e Sociedade(ECS 6)

Relações:
1-ser/estar x papéis
2-poder/hierarquia

Ser/estar x papéis

Segundo Max Weber, "Acão social é comportamento humano,ou seja,uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção.Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio,e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas"
Trabalho em uma escola que recebe alunos de algumas das vilas de Porto Alegre(estes carentes em todos sentidos).Em meu dia-a-dia, tento ter uma atitude que possa possuir significado para meus alunos.Procuro ter com eles um diálogo constante sobre a vida, seus sonhos, suas limitações, seus medos etc...e, através desse contato, procuro ensinar-lhes coisas que vão além dos conteúdos;ensinamentos para vida, já que eles, geralmente, não têm apoio da família e vivem por si próprios.
Acredito que esse é o papel do professor.Comportamento esse que influencia a sociedade,pois hoje meus alunos são crianças,mas daqui há alguns anos serão cidadãos.O professor é o "ator"e sua conduta dá sentido aos que estão a sua volta.

Poder/hierarquia

Na escola onde leciono,a dominação racional-legal se faz presente.A diretora eleita amparada por um estatuto, pela lei exagera em sua autoridade,centraliza tudo em si própria e tem orgulho em afirmar que não é uma pessoa democrática, não sabe ser e, tampouco, quer tornar-se assim. É díficil entender que, em pleno século XXI, ainda existam pessoas que não abram espaço para idéias e para novos saberes.

Relato

Ao participar do fórum da interdisciplina Escola, Cultura e Sociedade, coloquei minhas idéias e reflexões a partir dos textos lidos.Achei que o texto de Max Weber tornou-se mais claro para mim porque consegui visualizar suas idéias nos dias de hoje.Percebi também que meus colegas conseguiram assimilar as idéias dos autores e cada um, com sua contribuição, partilha suas experiências pessoias, o que é bastante enriquecedor.

4 comentários:

Silvana Schuler Pineda disse...

Jane,
Teu blog está 10!!!
Não só porque está bonito. Mas, principalmente, pelo cuidado em elaborar reflexões que traduzem a tua apropriação dessas novas ferramentas que são as idéias de Durkheim e Weber. Pode-se perceber como usas esses conceitos articuladamente com tua prática cotidiana. Mas que diretora que tens, hein? Que danadinha! Boa sorte!
Um abração
Silvana

Unknown disse...

Oi, Jane!
Eu tinha olhado seu blog na sexta feira, procurando uma letra igual a minha. Legal você ter comentado no meu blog. Agradeço muito aos seus elogios!
Hoje realizei a atividade 6. A sua reflexão está mesmo muito bem elaborada, com bastante seriedade.
Graças à Deus, minha diretora não é como a sua, mas já tive a infelicidade de ter uma semelhante no passado!
Quanto a imagem, achei no http://www.magiagifs.com.br, nos Evangélicos. Tentei colocar aqui os caracteres para você fazer o gif se movimentar, mas não é permitido postar esses caracteres!
Se alguém daí não souber fazê-lo, escreva pra mim: janetedreyer@yahoo.com.br
Se você procurar no GOOGLE, web (não imagens)por gif e gifs, você achará uma infinidade! A gente nem consegue olhar todos!!
Um abração, minha nova amiga!

Rozane Pastorio disse...

Olá colega! Teu blog està muito legal!
Gostei muito da tua colocação sobre o teu trabalho com teus alunos, é por aí que transformaremos estas crianças.
Quanto a autoridade da diretora fiquei pensando que deve ser um pouco difícil trabalhar em um ambiente assim.
Um abraço! Rozane. POLO Sapiranga.

Simone Gimenes disse...

Olá Jane, percebo pela tua reflexão que apreendeste muito bem o conceito principal da teoria weberia na que é conceber os atores sociais como indivíduos que praticam ações racionalizadas e dotadas de sentido. Seu blog está realmente muito convidativo à leitura face às tuas reflexões muito bem elaboradas. parabéns.

Um grande beijo,
Simone Gimenes - Tutora PEAD (Escola, cultura e sociedade)