09 dezembro 2006

ECS 9- POSTAGEM FINAL GRUPO:E-H

:: ECS 9 -MARX E ENGELS-POSTAGEM FINAL
TEXTOS SOBRE EDUCAÇÃO E ENSINO GRUPO E e H
Na continuação de nossas reflexões, com base no texto de Marx e Engels, não poderíamos deixar de citar que suas referências não constituem nenhum sistema pedagógico, mas sim suas opiniões estabelecem um marco e abrem vias por onde o sistema pode começar a construir-se. Dando meios de aclarar-se a atividade escolar com o meio histórico, da divisão do trabalho nas formações sociais capitalistas.O que Marx falou e escreveu na Europa no século XIX, está próximo de nossa realidade hoje, século XXI, aqui no Brasil, principalmente na questão educacional precária que enfrentamos com o sistema capitalista em nosso país. Pensamos que é melhor para nossos governantes não investir na educação, assim quem pouco estuda, pouco pensa e vota em qualquer candidato.Quantos de nossos alunos chegam ao Ensino Superior?
Sendo a maioria de população de baixa renda, eles, nossos alunos, precisam se inserir no mercado de trabalho muito cedo e, quando conseguem, contentam-se com um ensino profissionalizante, ou seja, ser empregado e enriquecer poucos.Tem aquele ditado popular que diz que quanto menos cultura tiver um povo melhor de manipulá-lo; dominado pela classe burguesa e capitalista, com mão-de-obra barata e quase escrava, com salários miseráveis. Assim também estão nossas escolas, onde as condições de trabalhos são precárias, falta tudo, e a verba que vem dos repasses trimestrais não são suficientes para manter uma estrutura. Nossos alunos chegam ao máximo até quinta série, somente a minoria vai adiante nos estudos, pois eles tem que parar de estudar para ajudar no sustento da casa.É triste conviver com esta realidade, temos que enfrentar estes desafios mesmo que nossos objetivos não sejam alcançados na totalidade.Marx e Engels em sua época século XIX questionavam: diferenças entre classes, precárias condições de trabalho da classe operária, trabalho infantil, feminino, educação de péssima qualidade. Estamos no século XXI e pouco mudou, pois convivemos com estas mazelas todos os dias. Em uma escola que recebe alunos de vilas de POA e tudo isto que Marx apontava como o grande mal do século "Capitalismo" cada vez é mais selvagem, quem é rico fica mais rico e quem é pobre fica mais pobre. As diferenças acentuam-se cada vez mais. Alunos que repetem o ano, evasão, problemas de aprendizagem, problemas emocionais é isto que vemos todos os dias, mas infelizmente a escola não está preparada para receber tais alunos que precisam de ajuda em todos os sentidos. Infelizmente a escola pública não consegue atender as necessidades dos mais carentes.Chegou a nossa vez,assim como Marx que incomodou muita gente com o que debatia e as idéias que colocava,devemos unir e dentro de nossa profissão, tentar erguer a voz, para colocar o que achamos errado. Devemos começar a incluir dentro de nossos programas de ensino temas que levem nossos alunos a pensar e aprender a criticar a injustiça que a eles é imposta pela divisão de classes sociais.Se reivindicarmos pelos nossos direitos e elegermos pessoas honestas, se não nos acomodarmos diante das dificuldades, se não formos coniventes com atitudes de preconceito e injustiças, com certeza, estaremos contribuindo com a construção de um mundo melhor para nós e nossos alunos, estaremos divulgando a idéia "marxista?. Se expressarmos sempre nossas idéias e ideais serviremos de exemplo, "bons exemplos" para esses seres tão pequenos e indefesos que nos chegam a cada ano, contribuiremos muito na formação desses cidadãos, somos um ponto de referência.Realmente "nossas escolas" estão carentes de atenção por parte de nossos governantes. Portanto devemos contribuir com uma pequena parcela que seja ousar e defender idéias como Marx, na tentativa de transformar a nossa prática pedagógica em prol do aluno. Nossos alunos espelham-se em nós professores. Se ousarmos, respeitamos, criticamos, eles com certeza saberão defender suas idéias, e não dizer amém a tudo e a todos, dentro de seus direitos, claro."A NATUREZA DO HOMEM É DE TAL MANEIRA QUE ELE NÃO PODE ATINGIR A PRÓPRIA PERFEIÇÃO SENÃO AGINDO PARA O BEM E A PERFEIÇÃO DA HUMANIDADE?. Marx.CONVIDAMOS VOCÊS A REFLETIR CONOSCO: O que vemos na realidade de nossas escolas?O que enquanto educadores podemos fazer para modificar esta realidade?Qual o papel do professor frente às dificuldades sociais impostas pelo capitalismo em nosso país?Quantos de nossos alunos chegam ao ensino superior?Referência Bibliográfica: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.Componentes do Grupo: Fárida, Ione, Ivete, Jane, Márcia, Tatiana, Maria Verônica, Eliana, Débora, Maria PintoBitelle,Marines Medeiros.

Um comentário:

Simone Gimenes disse...

Olá Jane, como já afirmei em outras oportunidades em visita aos blogs de outras colegas de grupo, o trabalho ficou muito bom. além disso os blogs estão muito atrativos não somente pela estética, mas também pelos conteúdos postados.

abraços

Simone Gimenes - tutora