27 dezembro 2006
Políticas Públicas Educacionais no Brasil - ECS 11
Políticas Públicas em Educação
São diretrizes, programas, leis ou projetos através dos quais os governos implementam, regulam ou modificam determinada ação na área educacional.
Após visitar os sites do Mec, Sec e Smed (Poa) pude perceber que as políticas ou programas voltados para educação no Brasil são dissociados, o que é aplicado a nível estadual não se aplica no município. Por exemplo, a Smed (Secretaria Municipal de Educação de Poa) tem projetos de inclusão digital em suas escolas, já o estado não oferece laboratórios de informática nas escolas estaduais.
A nível nacional vejo que a implementação do Ensino fundamental de Nove Anos será uma grande mudança na estrutura da escola brasileira em todos os estados do país. Outro projeto bem sucedido do governo Federal é o programa Escola Aberta que visa integrar comunidade e escola oferecendo alternativas de lazer e cultura aos sábados e domingos.O programa já chegou a 17 estados, 75 nunicípios e mais de 1400 escolas no ano de 2006.(Fonte:portal do Mec)
A emenda constitucional para criação do Fundeb(Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), aprovada em 06/12/2006, tem por objetivo proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação. Que esta medida possa realmente favorecer a educação em nosso país e atingir a quem mais necessita de instrução.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Oi Jel!
Utilizei no meu Blog a mesma figura que você: Paulo Freire escrevendo no quadro! Como professora pensa parecido!!!
Dá uma espiadinha no meu Blog e no Colaborativo de Sapiranga!
Feliz 2007!
Beijos.
Olá Jane, tu fizeste uma boa descrição de alguns exemplos de políticas públicas em educação, além de pontuar as diferenças e dificuldades nos três níveis (municipal, estadual e federal). Seria interessante além do que fizeste, um fechamento do teu relato expondo teu ponto de vista sobre essas políticas de acordo com a tua vivência profissional.
abraços e boas férias
Simone Gimenes - tutora
Postar um comentário